Nesta página compartilharemos alguns materiais usados na formação da equipe escolar.
|
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
LIVROS, TEXTOS INSPIRADORES
Ebook "Cesto de Tesouros"
download gratuito 👈
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR 👇
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR 👇
INDICADORES DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR 👇
CRITÉRIOS PARA UM ATENDIMENTO EM CRECHES QUE RESPEITE OS DIREITOS FUNDAMENTAIS DAS CRIANÇAS
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR 👇
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢 💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢 💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
VÍDEOS INSPIRADORES
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) PROPÕE MUDANÇAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
CANAL FUTURA
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
O COMEÇO DA VIDA
Estela Renner - TEDxSaoPaulo
Estela fala sobre o documentário "O começo da vida", que destaca a importância dos três primeiros anos da vida de uma criança para a formação do ser humano.
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
Documentário "Babies"
O filme mostra o desenvolvimento no primeiro ano de vida de quatro bebês em diferentes partes do mundo (Japão, Estados Unidos, Mongólia e Namíbia) retratando igualdades sob o ponto de vista do desenvolvimento físico e desigualdades sob o ponto de vista cultural e social das crianças.
Seu enredo, por abordar culturas tão distintas, ajuda a equipe escolar na discussão e reflexão das relações com as famílias, uma vez que cada criança, cada família traz hábitos, costumes, crenças e outros aspectos que devem ser considerados e respeitados.
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
MITÃ
Mitã. Criança brasileira. O ser humano em sua dimensão criadora transcende o tempo despertando para as possibilidades de um "Mundo Novo".
Uma poética da infância inspirada por Fernando Pessoa, Agostinho da Silva e Lydia Hortélio, trazendo importantes ideias sobre educação, natureza, espiritualidade e a Cultura da Criança.
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
CAMINHANDO COM TIM TIM
O importante muitas vezes não é a chegada, mas o caminho percorrido.
Do cotidiano fez-se texto. Do texto fez-se vídeo, juntou filho mãe e pai em um andar, e cá está. Uma ida de tantas. Um ponto de tantos outros.
1 ano e 4 meses, um registro doce do tempo, no tempo, em tempo.
Com Valentim!
Gravação e edição: Tiago Expinho.
Texto, narração e toque de sanfona: Genifer Gerhardt.
Música original: Renatinho Muller.
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
A Escola Ideal - o papel do professor
Rubem Alves
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
CORDAS
Curta metragem sobre inclusão
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
TEMPOS MODERNOS
CHARLES CHAPLIN
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
Pequenas flores vermelhas
Um filme que tem crianças como elenco principal e que trata principalmente das relações de poder, a padronização e massificação dos indivíduos e rebeliões a partir da perspectiva do indivíduo.
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
Escola e Família: em busca de uma nova relação Rosely Sayão
TEDxPraçaSantosAndradeED
A psicóloga fala sobre os conflitos na relação escola-família, sugerindo alternativas para a parceria se tornar mais justa, democrática e respeitosa.
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
Retratos de Família
Os psicanalistas Diana Corso e Mário Corso relatam os
retratos das famílias nos dias de hoje.
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
Documentário da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) que aborda o olhar da criança sobre o conceito de família, sua importância e formações.
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
A família e a tecnologia
Palestra de Mario Sergio Cortella
O filósofo fala da tecnologia influenciando a vida das famílias.
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
O filósofo observa que é "proibido resmungar e reclamar de tudo, porém não é proibido discutir, debater e discordar" .
Ainda aponta que "a melhor maneira de não fazer nada é acreditar que nada pode ser
feito".
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
É PROIBIDO RESMUNGAR
MARIO SERGIO CORTELLA
O filósofo observa que é "proibido resmungar e reclamar de tudo, porém não é proibido discutir, debater e discordar" .
Ainda aponta que "a melhor maneira de não fazer nada é acreditar que nada pode ser
feito".
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
A CRIANÇA EM SEU MUNDO
MARIO SERGIO CORTELLA
O filósofo acredita que estamos antecipando o futuro quando dizemos para as crianças : "Não haverá futuro, não haverá meio ambiente, não haverá segurança, não haverá trabalho. Vocês não têm presente!" .
Muitas vezes o adulto não consegue entrar no mundo da fantasia das crianças. Numa relação mais próxima com as crianças é possível saber suas necessidades e desejos, possibilitando formar cidadãos mais conscientes e atuantes.
fonte: https://www.youtube.com/watch?v=fcxn5ybLNb8
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
Relacionando a personagem de Alice no Pais das Maravilhas, que não sabia para onde queria ir e por isso, qualquer caminho serviria, Mario Sergio Cortella fala da importância de saber o que queremos em nossa vida, para fazer escolhas para uma vida mais simples, suficiente e sem desperdícios.
Muitas vezes o adulto não consegue entrar no mundo da fantasia das crianças. Numa relação mais próxima com as crianças é possível saber suas necessidades e desejos, possibilitando formar cidadãos mais conscientes e atuantes.
fonte: https://www.youtube.com/watch?v=fcxn5ybLNb8
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
PARA QUEM NÃO SABE PARA
ONDE VAI, QUALQUER CAMINHO SERVE
Relacionando a personagem de Alice no Pais das Maravilhas, que não sabia para onde queria ir e por isso, qualquer caminho serviria, Mario Sergio Cortella fala da importância de saber o que queremos em nossa vida, para fazer escolhas para uma vida mais simples, suficiente e sem desperdícios.
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
Pelo que o seu coração bate?
A médica cardiologista Luciana Fornari
explica a relação entre a compaixão, o altruísmo e a saúde do coração.
explica a relação entre a compaixão, o altruísmo e a saúde do coração.
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
CONHECENDO REGGIO EMILIA
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
ESCOLHAS DA VIDA
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢 💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
Os Estatutos do Homem- Thiago de Mello
Interpretado por Miguel Falabella
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
POESIA : "CEM LINGUAGENS"
LORIS MALAGUZZI
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
O PERFIL DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E DO TEMPO
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
IDENTIDADE E AUTONOMIA
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DEFINIÇÕES LEGAIS
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
O MOVIMENTO DO CORPO INFANTIL
UMA LINGUAGEM DA CRIANÇA
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
GRAFISMO INFANTIL
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
PEDAGOGIA DO OLHAR
RUBEM ALVES
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
"TUDO O QUE APRENDI FOI NO JARDIM DE INFÂNCIA"
Robert Fulghum
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
O DIA MAIS LONGO NA CRECHE
SIMPSONS
ESCOLHAS DA VIDA
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
ZOOM
vídeo baseado no livro de
Istvan Banyai
Para entender as cenas é preciso fazer aproximações ou distanciamentos,
depende do angulo que queremos focar.
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢 💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
MÚSICAS INSPIRADORAS
"PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES"
Zé Ramalho
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
"CARINHOSO"
Yamandú Costa
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
"NÃO PERCA AS CRIANÇAS DE VISTA"
Rappa
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
"A CASA É SUA"
Arnaldo Antunes
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
" ORAÇÃO AO TEMPO"
Djavan
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
"Sem mandamentos: música para ser feliz"
Oswaldo Montenegro
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
HERDEIROS DO FUTURO
Leandro e Leonardo
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
CANTO DO POVO DE UM LUGAR
CAETANO VELOSO
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
Another Brick In The Wall
Pink Floyd
(legendado)
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
BRINCADEIRAS INSPIRADORAS
Para construir uma educação de qualidade que respeite os direitos das crianças e reconheça as culturas da infância, é preciso promover propostas nas quais as crianças possam se expressar nas diferentes linguagens, ou seja, com palavras, gestos, danças, desenhos, teatro, música, fotografia e principalmente com brincadeiras.
Para construir uma educação de qualidade que respeite os direitos das crianças e reconheça as culturas da infância, é preciso promover propostas nas quais as crianças possam se expressar nas diferentes linguagens, ou seja, com palavras, gestos, danças, desenhos, teatro, música, fotografia e principalmente com brincadeiras.
Por isso, para criarmos propostas e espaços nos quais as
manifestações infantis estejam
presentes em sua inteireza, considerando
todas as formas expressivas, foi preciso pesquisar e conhecer algumas
brincadeiras e manifestações culturais de diferentes regiões brasileiras. Em nossas pesquisas conhecemos o projeto “Território do Brincar” com um rico material.
Para acessar o material clique nos links 👇
Vídeos Artigos Teses Textos Livros
Para acessar o material clique nos links 👇
Vídeos Artigos Teses Textos Livros
Alguns dos vídeos:
Entrevista com pesquisador
Gandhy Piorski
parte 1
parte 2
parte 3
³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³
Cordilheira de Amora II
documentário - direção Jamile Fortunato
Sinopse: A indiazinha Guarani Kaiowá Carine Martines vive na vila indígena de Amambai, no Mato Grosso do Sul, e transforma seu quintal em um experimento do mundo.
(fonte: http://portacurtas.org.br/filme/?name=cordilheira_de_amora_ii)
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
TIZUKO KISHIMOTO
SALTO PARA O FUTURO - ACERVO - Entrevista Tizuko Kishimoto
Duração: 00:17:38
Série: SALTO PARA O FUTURO - ACERVO
Etapa de ensino: Educação Infantil
Sinopse
A especialista em Educação Infantil discute a importância e o desenvolvimento infantil através do brincar, os tipos de brinquedos e sua adequação por faixa etária, principalmente para os bebês, a ideia de exploração e experimentação pela brincadeira e brinquedos, leitura de mundo e diversidade para o episódio Salto Revista - Brinquedos e brincadeiras na creche e na pré-escola.
SALTO PARA O FUTURO - ACERVO - Salto revista 2013 - Brinquedos e brincadeiras na creche e na pré-escola
Duração: 00:49:26
Série: SALTO PARA O FUTURO - ACERVO
Etapa de ensino: Educação Infantil
Sinopse
Esta edição trata da importância das brincadeiras e dos brinquedos na Educação Infantil. São abordados temas como brincadeira e interações nas práticas pedagógicas e nas experiências infantis, a brincadeira e a proposta curricular e as brincadeiras nas transições da casa à creche e da creche à pré-escola. Além da organização do espaço físico, dos brinquedos e materiais para bebês, crianças pequenas e maiores. Esta edição temática é composta ainda pelo Salto Debate.
SALTO PARA O FUTURO - DEBATE
SALTO PARA O FUTURO - ACERVO - Salto debate 2013 - Brinquedos e brincadeiras na creche e na pré-escola
Duração: 00:45:58
Série: SALTO PARA O FUTURO - ACERVO
Etapa de ensino: Educação Infantil
Sinopse
Esta edição trata da importância das brincadeiras e dos brinquedos na Educação Infantil. São abordados temas como brincadeira e interações nas práticas pedagógicas e nas experiências infantis, a brincadeira e a proposta curricular e as brincadeiras nas transições da casa à creche e da creche à pré-escola. Além da organização do espaço físico, dos brinquedos e materiais para bebês, crianças pequenas e maiores. Compõe ainda esta edição temática o Salto Revista.
³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³
³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³
³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³
ARTISTAS INSPIRADORES
LIGIA CLARK
O QUE É A FITA DE MOEBIUS?
³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³
VÍDEO COM IMAGENS DA VISITA
³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³
Vale a pena conhecer os vídeos da TV RÁ TIM BUM. São voltados para o público infanto-juvenil, mas muito interessantes também para adultos.
Tarsila do Amaral
Di Cavalcanti
Manabu Mabe
Carybé
Cândido Portinari
Tomie Ohtake
Hélio Oiticica
Grafites em São Paulo
Eduardo Kobra
Anita Malfatti
CÂNDIDO PORTINARI: BIOGRAFIA E OBRAS
IVAN CRUZ: BIOGRAFIA E OBRAS
³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³
³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³
Na Reunião Pedagógica de 30/05/2014, a equipe escolar conheceu releituras de obras famosas e vivenciou oficinas de algumas linguagens artísticas.
Veja o vídeo com alguns momentos desse encontro:
Releituras da banda musical
"Hold Your Horse"
³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³
OUTROS ASSUNTOS IMPORTANTES
NA ROTINA DA CRECHE
Como garantir a aprendizagem dos cuidados pessoais na creche?
Os bebês são auxiliados pela educadora e as crianças maiores adquirem, aos poucos, autonomia para lavar as mãos sozinhas, apenas com a supervisão da professora.
O vídeo acima foi gravado na Creche Saúde SAS/USP, em São Paulo.fonte: canal do youtube da Revista Nova Escola
Antes de colocar os bebês para tirar aquela soneca é preciso preparar a sala de atividades. As crianças maiores podem ajudar a arrumar os colchonetes.
Os lençóis devem ser identificados e as crianças devem ser posicionadas a uma certa distância umas das outras, em posições invertidas, intercalando pés e cabeças.
Verifique se a sala de atividades está arejada. É importante lembrar que a creche não para enquanto os bebês dormem. Eles precisam, aos poucos, acostumar-se com os sons e a luz ambientes.
O vídeo acima foi gravado na Creche Saúde SAS/USP, em São Paulo.
fonte: canal do youtube da Revista Nova Escola
Os momentos de alimentação na creche devem ser organizados em 'turnos'. Em grupos menores, as crianças conseguem adquirir maior autonomia em menos tempo, já que as educadoras ficam disponíveis para orientá-las nos hábitos à mesa.
Todas as crianças devem lavar as mãos antes das refeições, mesmo que isso seja feito com ajuda da educadora.
O vídeo acima foi gravado na Creche da Faculdade de Saúde Púbica da USP.
fonte: canal do youtube da Revista Nova Escola
Mesmo antes do nascimento dos dentes, o cuidado com a higiene bucal dos bebês é
essencial. Após as mamadas, o educador pode limpar a gengiva dos pequenos com uma gaze umedecida com água e enrolada no dedo indicador.
Para supervisionar a escovação das crianças maiores, uma dica é dividir os pequenos em grupos de, no máximo, cinco alunos.
Os porta-escovas também devem ser individuais e precisam ser mantidos em lugar seco e arejado.
O vídeo acima foi gravado na Creche Saúde SAS/USP, em São Paulo.
fonte: canal do youtube da Revista Nova Escola
Este vídeo fala sobre o educar, o cuidar e o brincar nas instituições de educação infantil.
³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³
No BLOG "FALANDO DA EDUCAÇÃO" tem ótimas ideias de construção de instrumentos musicais com sucata.
Clique aqui para saber o modo de fazer alguns instrumentos
³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³
Estamos às vésperas da Reunião com Pais (15/08), por isso nossas preocupações estão voltadas para a preparação deste encontro. É preciso ter cuidado no planejamento, afinal é um momento valioso para interação e reafirmar a parceria entre a escola e as famílias. Já apontamos alguns conteúdos que iremos abordar na reunião (relatórios de aprendizagem - da turma e do aluno - , projetos e atividades desenvolvidas, entre outros assuntos específicos de cada turma).
O plano a seguir foi tirado do site da Revista Nova Escola. Ele dá uma boa ideia de como pode ser este momento entre a escola e as famílias.
postado em: 01/08/2012
³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³
O blog da formação das equipes gestoras com a Profa. Monica Apezzato Pinazza (Faculdade de educação da USP e Profa. Suely Amaral Mello (UNESP - Marília) disponibiliza parte do material usado nos encontros, como também disponibiliza imagens de organização de espaços de instituições de educação infantil do Brasil e outros países.
Para ajudar a repensar/reorganizar os espaços das escolas de educação infantil, vale a pena dar uma olhadinha nos links 👇
O blog da formação Cidade de São Carlos/SP/Brasil
Brasil
Cuba
Estados Unidos
Russia
Japão
³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³
Nossa "Festa Cultural Junina" já faz parte dos encontros anuais com os familiares e crianças. Nesse encontro visamos , principalmente, resgatar e valorizar a o evento enquanto manifestação cultural brasileira, vivenciando algumas brincadeiras típicas desta festa.
Para leitura sobre o assunto indicamos o link da Revista Nova Escola.
Boa leitura!
PARA ACESSAR O TEXTO CLIQUE AQUI 👈
Tem curiosidade em saber as origens da
Festa Junina?
Clique aqui 👈
Mesmo antes do nascimento dos dentes, o cuidado com a higiene bucal dos bebês é
essencial. Após as mamadas, o educador pode limpar a gengiva dos pequenos com uma gaze umedecida com água e enrolada no dedo indicador.
Para supervisionar a escovação das crianças maiores, uma dica é dividir os pequenos em grupos de, no máximo, cinco alunos.
Os porta-escovas também devem ser individuais e precisam ser mantidos em lugar seco e arejado.
O vídeo acima foi gravado na Creche Saúde SAS/USP, em São Paulo.
fonte: canal do youtube da Revista Nova Escola
Este vídeo fala sobre o educar, o cuidar e o brincar nas instituições de educação infantil.
³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³
IDEIAS INSPIRADORAS PARA A CONSTRUÇÃO DE BRINQUEDOS
No BLOG "FALANDO DA EDUCAÇÃO" tem ótimas ideias de construção de instrumentos musicais com sucata.
Clique aqui para saber o modo de fazer alguns instrumentos
³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³
Estamos às vésperas da Reunião com Pais (15/08), por isso nossas preocupações estão voltadas para a preparação deste encontro. É preciso ter cuidado no planejamento, afinal é um momento valioso para interação e reafirmar a parceria entre a escola e as famílias. Já apontamos alguns conteúdos que iremos abordar na reunião (relatórios de aprendizagem - da turma e do aluno - , projetos e atividades desenvolvidas, entre outros assuntos específicos de cada turma).
O plano a seguir foi tirado do site da Revista Nova Escola. Ele dá uma boa ideia de como pode ser este momento entre a escola e as famílias.
Reunião com familiares na creche
Objetivos
- Aproximar os familiares das atividades das crianças na escola.
- Favorecer o intercâmbio de informações sobre as crianças.
Faixa etária
Até 3 anos.
Tempo estimado
Duas horas, no máximo bimestralmente.
Material necessário
Máquina fotográfica, filmadora, TV e DVD, cartolinas, lista de presença, papel e caneta.
Desenvolvimento
1ª etapa
Defina o tema da reunião com a coordenação. Divulgue com antecedência e prepare a pauta. Perto da data, aproveite a entrada e a saída para relembrar os familiares sobre o evento. Se não conseguir encontrá-los, envie bilhetes. Faça um cartaz com o dia, a hora e a pauta da reunião e afixe-o na porta da sala ou da escola. Escolha uma música de um CD que é ouvido pelas crianças na creche para tocar na recepção aos pais ou um dos livros preferidos do grupo para ler para todos. Deixe a lista de presença à vista. Selecione as fotos que vai mostrar e as coloque num cartaz ou mural. Legende-as, descrevendo as atividades e o que foi desenvolvido por meio delas. Se optar, por exemplo, por uma foto das crianças brincando com água, pode escrever "brincar com água possibilita construir conhecimentos sobre um elemento que adquire a forma do recipiente que o contém". Cuide para que todas as crianças apareçam nas imagens. Assim, ninguém se sentirá desvalorizado. Outra possibilidade é fazer um vídeo da rotina na creche. Comunique o calendário de eventos de forma breve. Questões administrativas não devem tomar muito tempo.
2ª etapa
Durante a reunião, seja claro e evite chavões. Uma postura acolhedora e de escuta aos pais favorece a aproximação. Siga a pauta planejada e não deixe que eles se estendam nos comentários sobre os filhos. Peça que o coordenador tire fotografias do encontro para mostrar às crianças. Ao fim, coloque-se à disposição para conversas individuais. É possível propor uma avaliação oral ou escrita do encontro.
3ª etapa
Faça um resumo da reunião com base em suas observações e nos depoimentos dos pais presentes. Coloque alguns desses comentários num mural na escola e envie um resumo do que foi discutido para os ausentes. Compartilhe com a equipe os resultados da reunião.
Avaliação
Com base no material coletado na reunião, analise desdobramentos dela e levante temas que notou ser significativos para os familiares. Eles podem render outras atividades, por exemplo, uma palestra com especialista. Observe se as dificuldades específicas dos responsáveis identificadas na reunião podem ser atendidas em encontros temáticos - por exemplo: mães de crianças de 3 anos ou mais que não conseguem desmamar os filhos ou tirar a chupeta. A participação dos pais pode ser avaliada pelas questões e pelos comentários que fizeram na reunião.
- Aproximar os familiares das atividades das crianças na escola.
- Favorecer o intercâmbio de informações sobre as crianças.
Faixa etária
Até 3 anos.
Tempo estimado
Duas horas, no máximo bimestralmente.
Material necessário
Máquina fotográfica, filmadora, TV e DVD, cartolinas, lista de presença, papel e caneta.
Desenvolvimento
1ª etapa
Defina o tema da reunião com a coordenação. Divulgue com antecedência e prepare a pauta. Perto da data, aproveite a entrada e a saída para relembrar os familiares sobre o evento. Se não conseguir encontrá-los, envie bilhetes. Faça um cartaz com o dia, a hora e a pauta da reunião e afixe-o na porta da sala ou da escola. Escolha uma música de um CD que é ouvido pelas crianças na creche para tocar na recepção aos pais ou um dos livros preferidos do grupo para ler para todos. Deixe a lista de presença à vista. Selecione as fotos que vai mostrar e as coloque num cartaz ou mural. Legende-as, descrevendo as atividades e o que foi desenvolvido por meio delas. Se optar, por exemplo, por uma foto das crianças brincando com água, pode escrever "brincar com água possibilita construir conhecimentos sobre um elemento que adquire a forma do recipiente que o contém". Cuide para que todas as crianças apareçam nas imagens. Assim, ninguém se sentirá desvalorizado. Outra possibilidade é fazer um vídeo da rotina na creche. Comunique o calendário de eventos de forma breve. Questões administrativas não devem tomar muito tempo.
2ª etapa
Durante a reunião, seja claro e evite chavões. Uma postura acolhedora e de escuta aos pais favorece a aproximação. Siga a pauta planejada e não deixe que eles se estendam nos comentários sobre os filhos. Peça que o coordenador tire fotografias do encontro para mostrar às crianças. Ao fim, coloque-se à disposição para conversas individuais. É possível propor uma avaliação oral ou escrita do encontro.
3ª etapa
Faça um resumo da reunião com base em suas observações e nos depoimentos dos pais presentes. Coloque alguns desses comentários num mural na escola e envie um resumo do que foi discutido para os ausentes. Compartilhe com a equipe os resultados da reunião.
Avaliação
Com base no material coletado na reunião, analise desdobramentos dela e levante temas que notou ser significativos para os familiares. Eles podem render outras atividades, por exemplo, uma palestra com especialista. Observe se as dificuldades específicas dos responsáveis identificadas na reunião podem ser atendidas em encontros temáticos - por exemplo: mães de crianças de 3 anos ou mais que não conseguem desmamar os filhos ou tirar a chupeta. A participação dos pais pode ser avaliada pelas questões e pelos comentários que fizeram na reunião.
Consultoria Cisele Ortiz
Formadora do Instituto Avisá La, em São Paulo.
Formadora do Instituto Avisá La, em São Paulo.
postado em: 01/08/2012
³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³
O blog da formação das equipes gestoras com a Profa. Monica Apezzato Pinazza (Faculdade de educação da USP e Profa. Suely Amaral Mello (UNESP - Marília) disponibiliza parte do material usado nos encontros, como também disponibiliza imagens de organização de espaços de instituições de educação infantil do Brasil e outros países.
Para ajudar a repensar/reorganizar os espaços das escolas de educação infantil, vale a pena dar uma olhadinha nos links 👇
O blog da formação Cidade de São Carlos/SP/Brasil
Brasil
Cuba
Estados Unidos
Russia
Japão
³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³
Como na internet “uma coisa leva a outra”, pesquisando sobre brincadeiras, encontramos o material completo da Revista Nova Escola sobre o brincar.
Gostamos bastante do conteúdo, por isso acreditamos que vale a pena compartilhar no nosso blog.
Gostamos bastante do conteúdo, por isso acreditamos que vale a pena compartilhar no nosso blog.
Jogos e brincadeiras para a Educação Infantil
Nesta página, você confere tudo sobre o percurso que as crianças da creche e da pré-escola fazem para aprender a jogar e brincar e ideias para usar com a turma. Reportagens, vídeos, entrevistas com os melhores especialistas, jogos online e planos de aula fazem parte deste guia. Boa diversão!
³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³
Num HTPC (horário de trabalho pedagógico coletivo) discutimos a organização e intervenção nos espaços para otimizar as brincadeiras das crianças na escola.
Comentamos, entre outras observações, sobre as possibilidades de intervenções no tanque de areia, na brinquedoteca e no parque, variando e modificando os locais dos objetos e brinquedos destes espaço e introduzindo outros, assim como também a melhor forma de organizar os locais para uso das turmas e intervenções dos educadores junto às crianças enquanto estão brincando.
Afinal, como vimos, as crianças não nascem sabendo brincar,não é mesmo??? É preciso que elas brinquem com parceiros mais experientes... e nesta faixa etária, estes parceiros são os educadores.
Segue outra sugestão da Revista Nova Escola com sugestões bem legais sobre este assunto.
É tempo de brincar lá fora... Aproveite!
Em um espaço externo bem organizado, os pequenos trabalham a colaboração, aprimoram a capacidade motora e exploram a natureza...
Boa leitura !!!
³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³³
Nossa "Festa Cultural Junina" já faz parte dos encontros anuais com os familiares e crianças. Nesse encontro visamos , principalmente, resgatar e valorizar a o evento enquanto manifestação cultural brasileira, vivenciando algumas brincadeiras típicas desta festa.
Para leitura sobre o assunto indicamos o link da Revista Nova Escola.
Boa leitura!
PARA ACESSAR O TEXTO CLIQUE AQUI 👈
Tem curiosidade em saber as origens da
Festa Junina?
Clique aqui 👈
Nenhum comentário:
Postar um comentário