HISTÓRICO



A Unidade escolar situada à Rua Leonardo Martins Neto 1086, Bairro dos Casa, São Bernardo do Campo, CEP 09850-020,  foi criada  com a denominação “EMEB do Jardim do Lago”, conforme publicação oficial do Município de São Bernardo do Campo - Notícias do Município de 24/04/09, página 03 – por meio do Decreto nº 16.798, datado de 23 de abril de 2009, tendo o início do atendimento aos alunos também  nesta data.

No segundo ano de atendimento, sua denominação foi alterada  para “EMEB Professora Zoraida Aparecida Ramos”, por meio da Lei Municipal de São Bernardo do Campo nº 5.967 de 11 de setembro de 2009.

Atualmente atendemos 158 crianças  distribuídas em 8 turmas :

  • uma sala do berçário final com 12 crianças na faixa etária de  7 meses a 1 ano;
  • três salas do infantil I  com 18 crianças em cada turma  na faixa etária de 1  a 2 anos;
  • quatro salas do infantil II  com 23 crianças em cada turma na faixa etária de 2 a 3 anos.   
Atuam em cada turma duas professoras  em períodos diferentes (manhã e tarde) e um auxiliar em educação fixo o dia todo. Há também auxiliares e professoras volantes que cobrem as substituições e/ou acompanham as turmas em outras demandas em que há a necessidade de um apoio mais pontual. 




Breve  biografia da  Professora Zoraida Aparecida Ramos


A patrona da escola Professora Zoraida Aparecida Ramos, nasceu aos 31 de agosto de 1956 no vilarejo "Usina Açucareira do Paredão", situado próximo à Cidade de Marília, no interior do Estado de São Paulo.

Em meados dos anos 60, mudou-se para São Bernardo do Campo, juntamente com os irmãos, fixando-se no bairro Calux. Em 1971 mudou para o Jardim Telma e, em 1975, para o Jardim Detroit.

Neste período, por estar cursando o Magistério, atuou como eventual em escolas próximas a sua casa.

Sua primeira sala, como efetiva na carreira do magistério, foi em 24 de novembro de 1986 na E.E. Jean Piaget, próximo de sua residência.

Graduou-se em Pedagogia e especializou-se Educação Especial.

Lecionava para crianças, mas também apreciava trabalhar com os adultos, em especial os mais idosos.

A professora Zoraida era muito admirada e querida pelos colegas de trabalho, pelas famílias, mas principalmente pelos alunos.

Lutou há anos contra uma grave doença que debilitava seu sistema imunológico, vindo a falecer, face ao agravamento da doença, aos 29 de abril de 1996.